Procon encontra alimentos vencidos em sete restaurantes famosos de SP

Fundação fiscalizou 23 restaurantes entre 8 e 13 de junho na capital

Entre os produtos vencidos estão: temperos, farinha, creme de cacau, chocolate, feijão, chá, peixe, carne e ovos.

A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado de São Paulo (Procon-SP) encontrou alimentos com prazo de validade vencido em sete dos 23 restaurantes famosos que foram fiscalizados na capital entre os dias 8 e 13 de junho.

Entre os produtos vencidos estão: temperos, gelatina, polvo, molho de tomate, farinha de milho, fermento, creme de cacau, chocolate, feijão, chá, peixe, carne, ovos e doce.

De acordo com o Procon, seis dos restaurantes visitados também apresentaram irregularidades por não manterem afixado na entrada o cardápio com a relação de preços.

As empresas irregulares responderão a processo administrativo, podendo ser multadas. Todos os restaurantes vistoriados continuam funcionando normalmente. Os alimentos vencidos tiveram as embalagens fotografadas e, caso sejam utilizados pelos estabelecimentos, os responsáveis responderão queixa-crime.

Fiscais do Procon encontraram comida vencida em sete restaurantes famosos de São Paulo (Foto DivulgaçãoProcon-SP)

Fiscais do Procon encontraram comida vencida em sete restaurantes famosos de São Paulo (Foto DivulgaçãoProcon-SP)

 

Produtos vencidos

Confira abaixo quais são os sete restaurantes que mantinham na cozinha produtos vencidos para preparo de pratos:

 

Amadeus: temperos, gelatina, saladinha de polvo, molho de tomate

Eataly: 12,8Kg de massas, 4Kg de farinha de milho, fermento em pó, 130Kg de creme de cacau e 40Kg de chocolate

Fogo de Chão Moema: feijão, tempero, chá preto, lombo de bacalhau, peixe

Jardim de Napoli: massas e molho de tomate de fabricação própria

Outback Moema: costelas temperadas, tortillas de milho

Paris 6: 5kg de linguiça

Pizzaria Dona Firmina: ovos de codorna e suspiro

 

Sem preço

Veja quais são os seis restaurantes que não informavam o preço dos pratos na entrada:

Coco Bambu

D.O.M.

Emiliano

Jardim de Napoli

Pizzaria Dona Firmina

Pizzaria Quintal do Bráz

Procon encontra alimentos vencidos em sete restaurantes famosos de SP

Procon encontra alimentos vencidos em sete restaurantes famosos de SP

Defesa

Em nota, o Fogo de Chão alegou que quase todos os itens vencidos “não são de uso no cardápio e sim amostras recebidas de fornecedores diversos que estavam segregadas para descarte, procedimento este que já foi realizado”. A exceção é o tempero em pó, que é utilizado e estava fora da validade havia 4 dias. “A ação corretiva no procedimento de checagem de validade já foi tomada e o produto foi descartado”, completou.

O Jardim de Napoli, por sua vez, disse que a visita do Procon ocorreu em um momento de troca de turno da equipe e que os produtos seriam separados para descarte. O gerente do restaurante, Adolfo Scardovelli, ressaltou que os itens citados são de fabricação própria e não estavam estragados. “Casa está aberta para quem quiser conhecer a cozinha e o armazenamento dos ingredientes”, completou por telefone.

Já o Outback disse, por nota, que prestará os devidos esclarecimentos ao Procon-SP sobre os dois produtos vencidos encontrados em um de seus restaurantes. A rede fez questão de reforçar que tem “compromisso com a segurança alimentar e a higiene de seus produtos em suas operações”.

A pizzaria Dona Firmina alegou, também em nota, que os produtos fora de validade encontrados não seriam preparados para os clientes. “Eles tinham sido deixados por um representante que queria apresentar o seu produto e, ainda dentro do prazo de validade, foram doados aos funcionários, que esqueceram de levar para casa”, explicou.

O restaurante D.O.M, do chefe Alex Atala, que não tinha a relação de preço afixada na entrada, falou em “falha pontual”. “O nosso cardápio sempre esteve disponível para os clientes, desde a abertura da casa. Mas, por uma falha pontual, não estava na porta do restaurante. A questão já está sendo solucionada”, disse, por nota.

A pizzaria Quintal do Bráz afirmou que “corrigiu prontamente” o problema da falta dos preços do cardápio na entrada e que “não houve nenhum impacto para os clientes”.

Todos os demais restaurantes citados foram procurados pelo G1, mas não haviam se posicionado até a última atualização desta reportagem.

 

Fonte: Globo

 

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