Bar Le Comptoir de Cana

Igreja abre bar católico na França

 

Diocese financia estabelecimento com temática cristã para atrair jovens

A inauguração de um bar em Lille, no norte da França, teve apoio da diocese da cidade, como parte de um projeto para atrair a população mais jovem para a igreja católica. “É um esforço para atrair jovens, e pessoas que nunca tiveram contato com a igreja”, disse Benjamin Florin, diocesano de 29 anos de idade, que foi um dos percussores do projeto.

O Bar Le Comptoir de Cana recebeu esse nome em referência à festa de casamento em Cana, onde Jesus teria realizado seu primeiro milagre, transformar água em vinho. O bar foi inspirado pelo Papa, e foram necessários dois anos de planejamento e um suporte financeiro da igreja para começar.

“O conceito de um bar católico nos intrigou”, disse Sylvain, um dos “fiéis” atraídos ao estabelecimento. “Eles querem quebrar a imagem tradicional, você pode sentir uma nova maneira de viver o Evangelho, mesmo que desta vez eles transformem a água em cerveja”.

O bar tem um funcionário em tempo integral e uma dúzia de voluntários. Além do tradicional serviço de “bartender”, os frequentadores contam com um ouvido amigo, em vez de uma sessão oficial confissão.

“Eles estão lá principalmente para falar com as pessoas, se assim o desejarem, e para ouvir”, explicou Régis Heaulme, diácono e presidente do Bar Cana.

Há referências do catolicismo tradicional em todo o bar: a senha do wi-fi é Deo Gratias (graças a Deus), e a garrafa de vinho da casa faz referência à Madonna. Acima das bombas de cerveja (todas vêm de abadias e mosteiros) há uma estatueta do Papa Francisco, e versículos bíblicos adornam as paredes. Os lucros provenientes do bar vão para projetos humanitários em áreas carentes.

Bar Le Comptoir de Cana

Bar Le Comptoir de Cana

 

Fonte: Revista Adega.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *