China será o segundo maior mercado mundial de vinhos em 2020
A previsão é de um relatório apresentado pela empresa de feiras Vinexpo e o grupo de pesquisa IWSR: em 2020, a China será o segundo mercado mundial de vinhos em valor, superada apenas pelos EUA. O mercado norte-americano continuará a crescer solidamente (4,9 por cento nos próximos três anos), mas é da China que chega a maior taxa de crescimento, com uma subida de 38,9 por cento.
Estima-se que o mercado dos EUA possa valer 38,9 mil milhões de dólares (cerca de 36,5 mil milhões de euros) no final desta década, enquanto a China, com 21,7 mil milhões (20,3 mil milhões de euros), ultrapassará a França e o Reino Unido. Esta subida acontecerá apesar de o consumo “per capita” ser muito reduzido – cada chinês bebe atualmente 1,34 litros de vinho por ano, esperando-se que esse número suba para 1,53 litros em 2020. Em França, por comparação, o consumo anual é de 47,19 litros…
Mas a dimensão do mercado chinês ganha ainda outro destaque se retirarmos os espumantes da equação. Com 94,5 milhões de caixas (de nove garrafas cada), a China será o maior mercado mundial de vinhos tranquilos, registando um crescimento de 79,3 por cento até 2020.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!