Dicas para receber bem na ceia de Natal

 

Os sons do natal já estão no ar.  Veja as dicas para receber bem na ceia de Natal

Música recorrente, nessa época, que no passar do ano ansiamos por ouvir. Imagine que sendo a música essa combinação mágica de sons e silêncio, se de repente, nesse Natal, os silêncios se tornassem inoportunos e os sons destoantes…

É o mesmo que uma mesa com pratos saborosos numa ocasião especial, posta sem nenhum cuidado, sem elegância e praticidade.

A etiqueta, longe de ser aquela coisa esnobe para a qual alguns torcem o nariz e reviram os olhos, serve mesmo para harmonizar o ambiente, aliás, dá-lhe praticidade, além de beleza. Quando sabemos como nos portar, o que e como fazer, nossa autoestima melhora e o relacionamento das pessoas, até em torno de uma mesa, torna-se mais agradável. Então, por que não utilizá-la na sua ceia de Natal, simples ou sofisticada?

A ceia de Natal perdeu um pouco daquele significado divino, que lhe é próprio, porque quase ninguém se lembra mais do aniversariante. O ritual, seja numa simples casa ou numa mansão, perdeu a magia de família reunida em torno dos sabores e aromas numa contrição que iniciava sempre com a benção do pão de cada dia. Aproveite o espírito natalino e traga, então, algo que possa fazer a diferença e, siga as dicas:

Dicas para receber bem na ceia de Natal

Dicas para receber bem na ceia de Natal

 

As Dicas

 

  • Comece analisando os convidados que virão à sua ceia;
  • Prepare o ambiente com uma música orquestrada, bem intimista, ao fundo… crie um clima (nada de Jingle Bells, por favor);
  • Seja pontual, bem humorado e afável;
  • Na mesa, uma toalha que pode ter motivos natalinos discretos ou mesmo lisa, de cor vermelha e se preferir algo mais clássico, branca (adoooro!), observando sempre que tipo de louça vai usar. Um singelo arranjo de flores baixinho para não atrapalhar a visão e a comunicação ou um arranjo num prato grande ou bandeja com algum enfeite que você tenha em casa, como bolas de tamanho e cor variados, da sua árvore de natal, vai dar um tom mais alegre à sua mesa;
  • Lembre-se ao arrumá-la, de dispor as taças sempre acima do prato, um pouco à direita, na ordem decrescente: a maior para água, seguida da taça para vinho tinto e a menor para vinho branco. Caso sirva espumante a taça (flute) fica entre a taça de água e vinho tinto, um pouco atrás. Colheres e facas à direita do prato, facas mais próximas e com o fio voltado para o prato; garfos à esquerda. Talheres de sobremesa colocados acima do prato, na horizontal. Colherinha e faquinha com o cabo voltado para a mão direita e, o garfinho abaixo dela, com o cabo para a esquerda, facilitando seu manuseio.
  • No cardápio, nada como ter um prato vegetariano para quem não come carne ou peixe.

 

Por Giovana:

Giovana é Mestre e consultora em Gastronomia, trabalha atualmente na Universidade Vila Velha. Gosta de pessoas verdadeiras, de artes em geral, ama viajar pelo Brasil e mundo afora. Dessas viagens, sempre procura conhecer os costumes e a gastronomia, redirecionando-os para tudo que faz. Aplica-se na arte de ser uma eterna aprendiz.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *